Como os nutrientes são fornecidos às plantas no cultivo hidropônico?
Soluções para a tarefa
A cultura de plantas em solução nutritiva permitiu identificar os elementos essenciais para as plantas, designados por nutrientes vegetais. Um dos princípios básicos para produção vegetal, tanto no solo como sobre sistemas de cultivo sem solo (hidroponia) é o fornecimento de todos os nutrientes de que a planta necessita.
Em um meio sem solo, as plantas também deverão suprir as mesmas necessidades, assim, para entender as relações das plantas em um sistema hidropônico deve-se ter em conta as relações que existem entre seu crescimento e o solo.
As soluções nutritivas fornecem os nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas. Porém, não existe uma que seja adequada para todas as culturas. Para cada espécie e condições de cultivo existe uma solução nutritiva mais adequada, dependendo da exigência nutricional. Esta exigência refere-se às quantidades de nutrientes que uma cultura extrai da solução nutritiva para atender suas necessidades, crescer e produzir adequadamente. A extração e o acúmulo de nutrientes pelas plantas dependem de diversos fatores:
– Espécie e variedade cultivada;
– Estádios de desenvolvimento: fase de mudas, crescimento, floração e frutificação;
– Condições ambientais: umidade relativa do ar, temperatura do ambiente e da solução, pH e condutividade elétrica da solução nutritiva etc.
Dessa forma, os nutrientes são absorvidos em diferentes quantidades, de acordo com as condições em que a planta se encontra. Para se obter alta produtividade das plantas, os nutrientes devem ser fornecidos em quantidades e proporções adequadas em todas as fases do seu ciclo. Portanto, o uso de uma solução nutritiva que atendaàs exigências nutricionais da cultura é o primeiro passo para o sucesso do cultivo hidropônico.