como os nobres e cleros conseguiram dinheiros para comprar produtos de luxo vindo do Oriente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A igreja, durante a expansão islâmica, recebeu muitas terras de Reis que luta em contra essa outra religião. Quando uma terra era dominada por um certo rei (como Carlos Magno, entre outros) era comum que dessem essas terras ao Clero, como um agrado a Deus. Os nobres viviam do escambo (troca de produtos no qual o valor dos objetos era definido pela necessidade das pessoas envolvidas) e quanto mais eles possuíssem, mais poder de troca eles tinham, como possuíam terras e servos trabalhando para eles, seu poder era enorme, assim como o da Igreja.
Explicação:
A nobreza e o clero compunham a camada dominante dos senhores feudais, ou seja, aqueles que tinham a posse legal da terra e do servo e que dominavam o poder político, militar e jurídico. O alto clero era composto pelos seguintes membros: papa, arcebispos e bispos. O baixo clero era composto pelos padres, e monges. A nobreza era também hierarquizada estando dividida em alta e baixa nobreza. Alta nobreza: duque, marquês e conde. Baixa nobreza: visconde, barão e cavaleiro.
O escambo com outros feudos só era possível aos Nobres, ao Clero e os Vilões (Cavaleiros compostos por homem de classes mais baixas) , eles eram os únicos a poder sair do feudo, sem restrições.
mostrados os negociatores, os mercadores. Homens de
negócios, como se diz, expressão que exprime a extensão e
a complexidade de seus interesses: comércio propriamente
dito, operações financeiras de todos os tipos, especulação,
investimentos imobiliários e prediais. Contenta-se em
evocar, para nomeá-los, os dois pólos de sua atividade: o
comércio e o banco.