História, perguntado por kell5154, 10 meses atrás

como os negros lutaram contra o apartheid??


Soluções para a tarefa

Respondido por batistadiogo883
12

Resposta:

O Apartheid (em africâner, "segregação") foi um regime de separação racial ocorrido na África do Sul de 1948 a 1994.

O apartheid privilegiava a elite branca do país e excluía os negros dos espaços públicos, da educação e postos de trabalho.

O regime começou a ruir através da pressão internacional, dos protestos internos e graças à liderança de Nelson Mandela.

O Apartheid chega ao fim em 1994.

História do Apartheid: Resumo

Os holandeses foram os primeiros europeus a constituírem colônias no sul do continente africano e empregavam em suas plantations o trabalho escravo dos autóctones.

Por conseguinte, a colônia do Cabo passou às mãos do Reino Unido em 1800. Os britânicos aboliram a escravidão, mas isso não significou a aquisição de direitos civis. Em 1892, o direito ao voto era baseado no nível de instrução e nos recursos financeiros que possuíam. Esta medida atingia diretamente a população negra.

No ano de 1894, os indianos foram privados de seu direito de voto e, em 1905, ocorre o mesmo com os negros. Também estes têm sua circulação restringida a determinadas áreas.

Entre 1899-1902 explode a Guerra do Bôers. Estes eram os descendentes de holandeses que haviam permanecido na África e que não encontravam espaço na administração britânica.

Após terríveis combates, os bôers são derrotados, mas conseguem negociar, em 1919, uma Constituição, criando a "União Sul-Africana". Neste país, os brancos teriam privilégios e os negros seriam apartados da vida civil.

Esta política abre espaço para o regime do Apartheid, mas ganhou a oposição do Congresso Nacional Africano, partido político criado em 1912 para defender os direitos dos negros.

O regime de segregação racial iniciou-se no período colonial. A partir das eleições gerais de 1948, contudo, o apartheid é oficializado através da nova legislação que passou a classificar e segregar os habitantes em grupos raciais como "negros", "brancos", "de cor" e "indianos".

Do ponto de vista ideológico, o Apartheid nasceu a partir do conceito de superioridade racial defendido na Europa no século XIX. No século XX, o nazismo argumentava pela eliminação das chamadas “raças inferiores”. Na África do Sul, isto se materializou no estabelecendo uma hierarquia racial e um labirinto legal de discriminação racial na África do Sul.

Somente em 1990, num processo iniciado pelo presidente Frederik Willem de Klerk, começaram as negociações para acabar com o regime racista. São realizadas eleições democráticas em 1994, que foram vencidas pelo Congresso Nacional Africano, sob o comando de Nelson Mandela.

O Apartheid e as Nações do Mundo

Toda esta prática racista e excludente acarretou em violência e num movimento de resistência interna, bem como um embargo comercial contra a África do Sul.

Um dos protestos mais violentos foi o realizado contra as Leis do Livre Trânsito, em 21 de março de 1960, o qual acabou em tragédia, matando 69 manifestantes e ferindo 180.

Como consequência, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, em 6 de novembro de 1962, a Resolução 1761. Nela, se reprovava as práticas racistas do regime sul-africano e pedia aos membros da ONU que cortassem relações militares e econômicas com a África do Sul.

Assim, a África do Sul ficou isolada, entre 1978 e 1983, impedindo investimentos naquele país e proibindo a participação das equipes esportivas sul-africanas em eventos internacionais.

Em consequência, no ano de 1984, algumas reformas foram introduzidas, sem muito resultado. Entre 1985 e 1988, eventos de extrema violência contra os povos oprimidos tornam-se corriqueiros, mas leis de censura impedem a mídia de divulgá-los.

Nelson Mandela contra o Apartheid

O personagem mais icônico que lutou contra regime foi Nelson Mandela (1918-2013). Mandela militou no Congresso Nacional Africano, liderando a ala jovem do partido, realizando atos de sabotagem e promovendo greves.

Jugaldo por traição em 1963 e condenado à pena de prisão perpétua na Ilha Robben, cumpriria 27 anos de cárcere.

Com a abertura política e anistia, foi libertado e eleito presidente, conduzindo o processo de redemocratização da África do Sul.

(desculpa por não ser bem um ressumo, meu cérebro não funciona fora do horário ^-^ )


mariaalmada790471: nossa que texto enorme
mariaalmada790471: poderia ter simplificado mais me ajudou mt obggg
Perguntas interessantes