Como os movimentos sociais agiram ao longo do tempo para conquistar direitos (cite exemplos)
R:
Faça um resumo destacando como se deu a evolução dos direitos humanos.
R:
Soluções para a tarefa
Resposta:
espero te ajudar desculpa qualquer erro ♥️
Explicação:
Os movimentos sociais são ações coletivas mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por alguma causa social. Em geral, o grito levantado pelos movimentos sociais representa a voz de pessoas excluídas do processo democrático, que buscam ocupar os espaços de direito na sociedade.
Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos. Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto. Hoje, os movimentos sociais baseiam-se, em grande parte, nas pautas identitárias que representam categorias como gênero, raça e orientação sexual.
Leia mais: ONG – instituições que atuam em áreas da sociedade negligenciadas pelo poder público
Características dos movimentos sociais
Ao pensar-se nos movimentos sociais à luz de pensadores da filosofia e da sociologia, é impossível apontar um consenso. O cientista político italiano Gianfranco Pasquino aponta a impossibilidade de estabelecer-se uma linha conciliatória entre os que tratam dos movimentos sociais, tendo-se em vista um horizonte de pensadores clássicos.
Nesse sentido e como exemplos, os sociólogos Marx, Weber e Durkheim veem nos movimentos sociais a sustentação de uma revolução, a institucionalização de um novo poder burocrático e até a maior coesão social, respectivamente.
Categoria de direitos primordiais e inalienáveis.
Garante direitos a todos os membros da espécie humana.
Foram reconhecidos no mundo moderno, pela primeira vez, na Revolução Americana e na Revolução Francesa.
Foram oficializados no século XX por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU.
Garantem direitos fundamentais, como à vida, à liberdade, à saúde e à segurança das pessoas, bem como o direito à defesa e ao justo julgamento a quem for acusado de um crime.
Ainda hoje existem desrespeitos aos Direitos Humanos, o que atesta a necessidade de que a luta e o ativismo pelos direitos nunca acabem.