como os mamíferos conseguem esfriar o corpo em ambientes quentes
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bom, vamos lá
Explicação:
Muitos animais regulam sua temperatura corporal através do comportamento, como buscar sol ou sombra ou aconchegando-se para receber calor.
Animais endotérmicos podem alterar a produção de calor metabólico para manter a temperatura corporal usando tanto a termogênese com tremor, quanto a sem tremor.
A vasoconstrição— contração— e a vasodilatação—expansão—dos vasos sanguíneos da pele podem alterar a troca de calor de um organismo com o ambiente.
Uma troca de calor contracorrente é uma disposição dos vasos sanguíneos no qual o calor flui do sangue mais aquecido para o mais resfriado, geralmente reduzindo a perda de calor.
Alguns animais usam isolamento corporal e mecanismos evaporativos, como o suor e o arquejo, na regulação da temperatura corporal.
Os animais podem ser divididos em endotérmicos e ectotérmicos com base na regulação de sua temperatura.
Animais endotérmicos, como aves e mamíferos, usam o calor metabólico para manter a temperatura corporal estável, que é frequentemente diferente da temperatura ambiente.
Animais ectotérmicos, como lagartos e cobras, não usam o calor metabólico para manter a temperatura corporal, mas se mantém na temperatura ambiente.
Ambos animais endotérmicos e ectotérmicos possuem adaptações — características que surgiram pela seleção natural — que ajudam a manter uma temperatura corporal saudável. Essas adaptações podem ser comportamentais, anatômicas ou fisiológicas. Algumas aumentam a produção de calor quando está frio — no caso dos endotérmicos. Outros, tanto endotérmicos quanto ectotérmicos, aumentam ou diminuem a troca de calor com o ambiente.