História, perguntado por ronnysoares090, 1 ano atrás

Como os jesuítas interfiriram na comfederação dos Tomoio?

Soluções para a tarefa

Respondido por kailanyFreitas11
4
Foi uma aliança de guerra de várias nações indígenas do atual RJ e SP (entre eles os tupinambás, parte dos tupiniquins, aimorés, goitacases) que durou de 1554 a 1567, contra os portugueses (uma maneira de resistir a escravização e as missões jesuíticas). Tamoio na língua tupi significa nativo, o mais antigo. 
Os tamoios se aliaram aos franceses, interessados em colonizar a região (exploravam o pau-brasil, mas não escravizavam os índios) e de quem recebiam armas de fogo. Os portugueses envolveram os padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, que conseguiram firmar o tratado de paz de Iperoig (1563) em que os portugueses prometiam não atacar nem escravizar os índios, estes em troca não atacariam os povoados nem as missões jesuíticas. 
Esse tratado foi para os portugueses ganharem tempo, logo que chegaram reforços militares de Portugal, eles romperam o acordo (até Manuel da Nóbrega temeroso com a expansão calvinista entre os índios, entrou na luta) e em 1567 os franceses foram expulsos e os índios foram massacrados.
Perguntas interessantes