Como os insetos se comunicam? Os insetos comunicam-se por meio da emissão de sons, odores – denominados feromônios – ou pelo tipo de alimento que encontram. Dentre os que produzem sons, os mais conhecidos são os gafanhotos, os grilos, as cigarras e as esperanças. O som desses insetos é obtido por estridulação, ou seja, atritando uma parte do corpo, asas ou pernas, contra a outra. Em geral, somente os machos têm um órgão estridulatório, tendo como finalidade a atração das fêmeas para o acasalamento. Os feromônios são substâncias químicas produzidas pelos insetos e que, quando lançados no exterior, funcionam como mensageiros químicos para animais de uma mesma espécie. Eles produzem comportamentos ou efeitos particulares, como aproximação de sexos, agregação de indivíduos em uma determinada área, marcação de caminhos e trilhas, alarme, dispersão, territorialidade etc. Entre as borboletas e mariposas, por exemplo, o acasalamento acontece por meio da emissão de um feromônio sexual, normalmente emitido pela fêmea para a atração do macho; já as formigas liberam um mensageiro químico de marcação de trilha; e os pulgões um de alarme. As abelhas, além dos feromônios, também se comunicam por meio do tipo de alimento que é encontrado na natureza. Se um indivíduo encontra um alimento que identifica como bom, ele vai em busca de outros da espécie que o seguirão de volta ao local onde a comida foi achada. BUENO, Vanda Helena Paes. Ciência hoje. maio 2008, p. 9. Esse texto trata da origem dos sons produzidos pelos insetos. produção de feromônios. relação entre comunicação e reprodução. comunicação dos insetos. produção de alimentos pelas abelhas.
Soluções para a tarefa
Resposta: comunicação dos insetos.
Explicação: O próprio texto relata a forma que os animais usam para se comunicarem entre si e suas espécies distintas
A alternativa correta acerca do texto sobre a comunicação dos insetos é a alternativa D, essa que menciona acerca da comunicação dos insetos.
Comunicação dos Insetos
Como nós, os insetos, além disso, se comunicam de forma assustadora. Por assim dizer, ao invés de palavras e sinais, eles o fazem através de feromônios. São substâncias químicas com um cheiro não convencional, mostradas em cada espécie, que agem como uma implicação de comunicação.
Na natureza, os insetos utilizam feromônios para acasalar, delinear região, identificar alimentos e advertir outros insetos aproximadamente a proximidade de predadores. Os cientistas duplicam, dentro das instalações de pesquisa, as condições observadas na natureza para examinar o comportamento de insetos e parar sua geração.
Leia mais sobre insetos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4189585