— Como os indígenas foram abordados nas cartas constitucionais brasileiras?
— Esquematize no quadro abaixo a forma como cada Constituição tratava a questão dos indígenas. Constituição Brasileira Situação Indígena
Constituição de 1891
Constituição de 1934
Constituição de 1937
Constituição de 1946
— Mesmo com a garantia do direito à posse de terras estabelecida a partir da Constituição de 1934, os índios tinham um desafio a ser enfrentado. Que desafio era esse?
Soluções para a tarefa
Os indígenas foram abordados na constituição como povos nativos da América que devem ser ter suas terras, história, cultura, crenças e tradições protegidas e preservadas, apesar de que isso não foi posto em prática, considerando que até hoje os indígenas no Brasil têm todos os seus direitos violados (exemplo são vítimas de e seus territórios são desmatados e tomandos por grandes proprietários clandestinos, sem nenhuma autorização do governo, até porque na teoria essas são reservas protegidas pela Lei).
Constituição de 1824 - Não diz respeito aos indígenas, salvo o ato Adicional de 1834 que reconhecia uma competência da província a catequese dos indígenas.
Constituição de 1891 - Não existia nenhuma menção os indígenas.
Constituição de 1934 - Propunha incorporar os indígenas à sociedade nacional. Primeira vez que a constituição reconheceria o direito das terras para os indígenas.
Constituição de 1937 - Basicamente as mesmas referência de 1934
Constituição de 1946 - Manteve os mesmo parâmetros da constituição anterior
Constituição de 1967 - As terras indígenas passam a ser propriedades da união.
Constituição de 1988 - partiram de duas premissas: 1 - Direito à diferença (manter seus costumes, religiões e modos de vida), 2 - Direito à terra ( posse coletiva das terras).
2 - Até a constituição de 1988 não era previsto o direito à diferença, então os indígenas tinham o desafio de defender as suas tradições e sua cultura.
Mais sobre os indígenas no Brasil? brainly.com.br/tarefa/33760879