Como os incas mantiveram uma resistência por 40 anos ao controle espanhol?.
Soluções para a tarefa
Explicação:
A queda do Império Inca, também conhecida como a queda do Tahuantinsuyo, conquista do Tahuantinsuyo ou conquista do Império Inca, foi um período de declínio do Império Inca ou Tahuantinsuyo que começou no reinado de Huayna Capac culminando com a anexação do Império ao Império Espanhol. A morte de Huayna Capac e Ninan Cuyuchi, seu sucessor, deu início à Guerra dos Dois Irmãos, uma guerra de extermínio na qual Huáscar e Atahualpa lutaram pelo trono. Paralelamente, o espanhol Francisco Pizarro, juntamente com Diego de Almagro, embarca em duas expedições, financiadas por Hernando de Luque e Gaspar de Espinosa, para explorar os territórios a sul do Panamá. Já ciente da existência de um império nas terras exploradas, depois de passar por várias adversidades, e antes da recusa do governador Pedro de los Ríos em permitir uma terceira viagem, Pizarro embarca para a Espanha, onde obtém a permissão da coroa espanhola, conhecida como Capitulação de Toledo, para conquistar o referido território. Por sua vez, Huáscar já derrotado e preso, Atahualpa torna-se o novo Inca sem o reconhecimento da panaca (família real) de Cuzco.
Pizarro, depois de superar as intrigas de extermínio que Atahualpa tinha organizado contra ele e seus homens, saiu ao encontro do Inca em Cajamarca. Tanto Atahualpa quanto Pizarro haviam feito planos para capturar o outro. Em Cajamarca, Atahualpa encontra a tropa espanhola composta de brancos, voluntários mulatos, indígenas e escravos negros, todos liderados por Pizarro. A partir desse encontro, Atahualpa e sua comitiva são emboscados, o Inca sendo feito prisioneiro. O plano de Atahualpa para capturar os espanhóis não se concretizou. Atahualpa, para conseguir sua liberdade, oferece um resgate e, enquanto o acordo é transferido, ordena o assassinato de seu irmão Huáscar, que estava sendo levado para Cajamarca. Huáscar é jogado de um precipício e a mãe e a esposa de Huáscar são mortas pelos homens de Atahualpa. Atahualpa acabaria sendo executado em 26 de julho de 1533.
Após a morte de Huáscar e Atahualpa, Túpac Hualpa é proclamado como o novo Inca, com a intenção de transformá-lo em um rei fantoche. As tropas de Pizarro, junto com os homens de Huáscar e povos vassalos dos Incas, marcham em direção a Cuzco onde entram em 14 de novembro de 1533 após alguns confrontos com as tropas de Atahualpa e a morte de Túpac Hualpa. Manco Inca é proclamado o novo Inca e junto com Pizarro perseguem e matam os generais de Atahualpa. No entanto, então Manco Inca se rebelou contra Pizarro e seus aliados e iniciou uma guerra contra ele em maio de 1536 com o cerco de Cuzco. Embora tenham causado muitas baixas aos espanhóis, as forças de Manco Inca não puderam tomar a cidade de Cuzco. Finalmente, Manco Inca teve que dissolver seu exército e recuar para as montanhas de Vilcabamba, onde instalou a sede de um novo governo Inca conhecido como o "Estado Neoinca" ou "Reino de Vilcabamba". O reinado dos incas de Vilcabamba duraria até 1572, quando o vice-rei Francisco de Toledo executou o inca Túpac Amaru I.