História, perguntado por DanielleAvognes, 9 meses atrás

como os iluministas observavam a religião?​

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardabueno534
4

Resposta:

A relação da Igreja Católica com a tradição iluminista foi longamente conflitante. As liberdades modernas, que a doutrina das luzes colocava no centro das suas reivindicações, eram percebidas pela autoridade eclesiástica como contrastantes com a absolutez (e a unicidade) da verdade e sobretudo como uma ameaça direta à própria possibilidade da sua legitimidade, enquanto atentavam contra o princípio de autoridade que está na base da estrutura hierárquica da Igreja.

Daí a aberta (e repetida) condenação das teses iluministas e, mais em geral, a rejeição da razão a elas subjacente – a razão da modernidade – que é a base sobre a qual repousa todo o sistema do pensamento iluminista.

Certamente, também não faltavam motivos plausíveis para tal condenação e tal rejeição. A tendência às vezes presente na doutrina iluminista de absolutizar a razão acabava, de fato, subtraindo da fé qualquer possibilidade de expressão, relegando-a ao âmbito das formas míticas ou supersticiosas; enquanto, por sua vez, a tentação da totalização ideológica – nasce nesse contexto a concepção da ideologia como weltanschauung – dava origem a uma concepção fechada da realidade, destinada a servir de suporte ao sistema político e econômico existente – o liberal-capitalista – consolidando-o e tendendo a perpetuá-lo no tempo.

Explicação:

Respondido por brunoraelli923
0

Resposta:

ui

Explicação:

nhjbfgffggfffxccdrxgc hbvgv

Perguntas interessantes