Como os gregos encaravam a participação na vida pública?
Escolha uma:
a. Os gregos viam com bons olhos os cidadãos que participavam na esfera pública, mas isto era segmentado aos filósofos e pensadores.
b. A civilização grega era pautada em um sistema de clãs familiares, difundindo que o homem deveria exercer papel de relevância em seu âmbito familiar, encarando a vida pública de forma secundária.
c. O ensino jurídico era difundido entre todas as classes da sociedade grega, permitindo que todo cidadão participasse ativamente da vida pública, manifestando-se e fazendo sustentações orais nas Assembleias e Tribunais.
d. Era algo restrito aos políticos.
e. Por ser uma sociedade nada democrática, quase não havia esfera pública na civilização grega.
Soluções para a tarefa
Respondido por
169
Letra C . O ensino jurídico era difundido entre todas as classes da sociedade grega, permitindo que todo cidadão participasse ativamente da vida pública, manifestando-se e fazendo sustentações orais nas Assembleias e Tribunais.
AvaliacaoDireito:
Correto!! obrigado
Respondido por
8
A é falsa, todos os gregos - livres - poderiam participar da vida pública - e nem sempre os filósofos eram bem vistos, Sócrates, por exemplo, foi condenado à morte.
B é falsa, a vida pública era essencial para o funcionamento do sistema político grego.
C é verdadeira, mas deve-se lembrar que apenas os cidadãos - excluindo mulheres, muito jovens, estrangeiros e escravos, ou seja, a maioria da população - poderiam fazê-lo.
D é falsa, qualquer homem livre poderia fazê-lo - e era, em certo sentido, político.
E é falsa, os gregos são os pais da democracia.
Perguntas interessantes