como os exercícios atuam na diminuição do quadro de ansiedade?
Soluções para a tarefa
problemas do cotidiano e extravasar
Além da estética, a prática diária de exercícios físicos pode ser uma aliada na busca pela qualidade de vida e o bem-estar mental. Estudos apontam que movimentar o corpo proporciona a redução de estresse, ansiedade e depressão.
De acordo com a psicóloga Luciane Beltrami, a rotina apressada e a falta de tempo fazem com que as pessoas vivam "no automático" sem perceber:
– O estresse pode gerar um desânimo que faz tudo parecer pesado e difícil de ser cumprido.
Conforme a psicóloga, sintomas como indisposição, perda de interesse e baixa autoestima devem ser tratados com psicoterapia. Mas a prática de esportes ajuda no tratamento contra transtornos psicológicos e é uma forma de aliviar as tensões.
O coach e educador físico Andrey Eduardo Rodrigues afirma que a prática regular de exercícios pode transformar o convívio social, a alimentação e a saúde. Segundo ele, é uma forma de esquecer os problemas do dia-a-dia e extravasar.
– O exercício é uma válvula de escape – comenta Rodrigues.
Luciane acrescenta que a sensação de bem-estar após a prática de exercícios está relacionada à produção de endorfina no organismo, hormônio responsável por causar sensação de prazer.
– A endorfina alivia a depressão e normaliza os níveis de ansiedade, além disso também equilibra o humor – explica.