Como os europeus justificavam a dominação de territórios da África e da Ásia no período que se estende da segunda metade do século XIX até o início da Grande Guerra em 1914?
Soluções para a tarefa
Justificativa: O branco era superior e civilizado.
Em geral, a colonização se justificou como uma missão civilizadora do homem branco, que levaria aos povos tidos como atrasados as conquistas da ciência e da indústria, ou seja, da civilização europeia.
O domínio europeu nos continentes africano e asiático era justificado como uma missão civilizadora.
(D)
A África e a Ásia foram dominadas para que os europeus desenvolvessem o processo industrial nesses territórios.
(E)
Os europeus afirmavam que procuravam aprender novas técnicas de produção industrial e compreender a cultura dos povos da Ásia e da África, justificando assim seu domínio.
Os europeus justificam a dominação de territórios na África e na Ásia através do etnocentrismo e da teoria da "Missão Civilizatória".
Consideravam os africanos e asiáticos como membros de um povo "atrasado", que fazia parte de uma cultura que era, por sua própria natureza, inferior à cultura europeia, considerando "primitivas" as tecnologias e formas sociais dos nativos.
Justificam a ocupação, assim, como uma maneira de "ensinar" os nativos a serem "civilizados", como se estivessem fazendo a estes povos um favor e tirando-os das "trevas".
(B)
Os europeus utilizaram teorias que propunham sua superioridade intelectual e física em relação aos povos africanos e asiáticos.