Como os estados físicos sólido, líquido e gasoso são explicados de acordo com o movimento, a agregação de suas moléculas, volume e forma?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui.
- Sólido: Nesse estado físico da matéria, as moléculas se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. As forças de atração (coesão) predominam neste caso. Um exemplo é um cubo de gelo, as moléculas estão muito próximas e não se deslocam, ao menos que passe por um aquecimento. o gelo possui forma e volume constantes.
- Líquido: Aqui as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores. Os elementos que se encontram nesse estado, possuem forma variada, mas volume constante. Além destas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
- Gasoso: O movimento das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. As forças de repulsão predominam fazendo com que as substâncias não tomem forma e nem volume constante. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás, podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
Explicação:
site: Mundo educação ---> Estados físicos da matéria.
No estado físico da matéria, as moléculas se encontram muito próximas, possuindo forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. As forças de atração predominam neste caso.
No estado líquido da matéria, as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores. Os elementos que se encontram nesse estado, possuem forma variada, mas volume constante. As forças de repulsão predominam, fazendo com que as substâncias não tomem forma nem volume constante.
No estado gasoso, o movimento das moléculas é bem maior que no estado líquido ou sólido. As forças de repulsão predominam, fazendo com que as substâncias não tomem forma nem volume constante. Tomam forma do recipiente que os contém.