Como os empreendedores estão para se adaptar a essa situação atual?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Medidas de isolamento social foram adotadas por todo o Brasil. O comportamento de consumo mudou drasticamente e então tivemos que nos adaptar. Nós sabemos que adaptação é um dos primeiros pontos no guia de sobrevivência do empreendedor.
O empreendedor já é naturalmente um atleta olímpico. Entre revezamentos, corridas com obstáculos, saltos e arremessos, nenhum empreendedor abandona o jogo sem tentar de todas as formas que puder.
Então, de repente, tivemos que parar, olhar para o planejamento do ano, tomar uma respiração profunda e fazer a grande pergunta: como recomeçar?
Por isso, buscamos alguns empreendedores e empreendedoras para entendermos como eles estão se adaptando à nossa nova realidade e, claro, quais os aprendizados que tiveram até então.
Nada melhor que escutar a Barbara da Fishtag, o Juan da TFX Startup International e o Lenine da Grand Vin.
Quais mudanças foram adotadas
Primeiro queríamos saber quais mudanças as empresas tiveram que adotar para este novo contexto.
Para o Juan e a TFX Startup International, empresa especializada em Cloud Computing, Segurança Digital, Consultoria Digital, Big Data, AI e Criptomoedas, as mudanças foram grandes.
Juan: A primeira grande mudança que tivemos que fazer foi usar o nosso capital de giro de emergência de 8 meses. Reduzimos consideravelmente o meu salário como CEO para melhorar a saúde da empresa e priorizamos os funcionários. Então, entramos em contato com os bancos e pedimos mais prazo, especialmente prorrogação de operações de crédito por 60 dias. Reduzimos custos operacionais, otimizamos ainda mais o processo de infraestrutura, para economizar vários dólares, uma vez que mais de 74% da nossa operação é referenciada em dólar.