Como os dórios fundaram Esparta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por volta de 1200 a.C., os dórios habitaram diversas regiões da Grécia que, aos poucos foram conquistando, nas regiões da Ática, Peloponeso, Ilha de Creta. Os dórios tinham uma cultura e um dialeto próprios, embora não dominasses a escrita.
Com forte característica militar, eles chegaram a dominar diversas partes de maneira violenta, destruindo e incendiando cidades da cultura micênica ao matarem diversas pessoas.
Isso propiciou a miscigenação dos povos e a mescla de culturas das civilizações que já existiam na região: aqueus, jônios e os eólios.
Muitas cidades foram fundadas pelos dórios as quais se transformaram em importantes núcleos urbanos: Argos, Corinto, Mégara e Rodes. No entanto, a maneira belicosa dos dórios fez com que a cultura grega atingisse tal retrocesso e por esse motivo, o período ficou conhecido como “Idade das Trevas” na Grécia.
Como consequência da invasão dórica, diversas pessoas se dispersaram e fugiram para outros locais. Esse movimento ficou conhecido como “Primeira Diáspora Grega”. Isso possibilitou a criação de diversas cidades-estado e uma nova organização na estrutura social que, mais tarde, seria comandada pelos Genos (unidades familiares).
Vale lembrar que grande parte dos espartanos que viviam em Esparta eram de origem dórica, o que explica o caráter belicoso da sociedade espartana. Esse ataque truculento, pôs era fim ao período pré-homérico da história grega.
Resposta:
os dórios habitaram diversas regiões da Grécia que, aos poucos foram conquistando, nas regiões da Ática, Peloponeso, Ilha de Creta. Os dórios tinham uma cultura e um dialeto próprios, embora não dominasses a escrita. Com forte característica militar, eles chegaram a dominar diversas partes de maneira violenta, destruindo e incendiando cidades da cultura micênica ao matarem diversas pessoas. Isso propiciou a miscigenação dos povos e a mescla de culturas das civilizações que já existiam na região: aqueus, jônios e os eólios. Muitas cidades foram fundadas pelos dórios as quais se transformaram em importantes núcleos urbanos: Argos, Corinto, Mégara e Rodes. No entanto, a maneira belicosa dos dórios fez com que a cultura grega atingisse tal retrocesso e por esse motivo, o período ficou conhecido como “Idade das Trevas” na Grécia. Como consequência da invasão dórica, diversas pessoas se dispersaram e fugiram para outros locais. Esse movimento ficou conhecido como “Primeira Diáspora Grega”. Isso possibilitou a criação de diversas cidades-estado e uma nova organização na estrutura social que, mais tarde, seria comandada pelos Genos (unidades familiares). Vale lembrar que grande parte dos espartanos que viviam em Esparta eram de origem dórica, o que explica o caráter belicoso da sociedade espartana. Esse ataque truculento, pôs era fim ao período pré-homérico da história grega.