como os comerciantes conseguiram chegar no topo da herarquia social
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Hierarquização Social, também chamada de Estratificação Social, já existia nas civilizações antigas: romana, grega, egípcia, mesopotâmica. Nesse sentido, dentro da cada estrutura social, havia os indivíduos que apresentavam melhores condições financeiras e sociais do que outros.
Observe que esse conceito foi se modificando ao longo do tempo, por exemplo, durante o feudalismo, na Idade Média, a sociedade era estamental, dividida em (estamentos e não em estratos sociais).
Nesse sistema, a mobilidade social era praticamente impossível, ou seja, entre os estamentos (grupos sociais) não havia a mudança de posição. Assim, se o indivíduo nascia servo, morreria nesta condição.
Na sociedade capitalista atual, a mobilidade social pode ocorrer de forma que muitos nascem em famílias de classe social baixa, e com as relações de trabalho durante sua vida, conseguem atingir outra escala.
O contrário, é mais difícil de acontecer, ou seja, uma pessoa pertencente a uma alta classe social, e que mediante diversas ações, baixa suas condições socioeconômicas e, portanto, de escala na hierarquização social.
Explicação: