Geografia, perguntado por LisaLiih, 4 meses atrás

Como os cientistas elaboram o modelo do interior do planeta? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por margoapuafml1
1

Resposta:

Há três séculos, Sir Isaac Newton estimou, a partir dos cálculos da força de atração gravitacional entre os planetas, que a densidade média da Terra deveria ter o dobro da densidade das rochas em sua superfície.

Hoje em dia sabemos que a Terra é formada basicamente por 3 camadas:

A crosta terrestre, a camada mais fina e superficial, que possui, em média, 40 km de espessura.

O manto, uma camada rochosa viscosa de silicato logo abaixo da crosta, com aproximadamente 2886 km de espessura e correspondendo a cerca de 85% do volume do planeta.

E finalmente o núcleo, o qual é dividido em uma parte externa líquida e uma interna sólida. Estima-se que ele seja formado basicamente por metais como

Com o auxílio de milhares de sismógrafos extremamente sensíveis foi possível medir o tempo e a trajetória de muitos tipos de ondas sísmicas.

As observações na rede de sismogramas mostraram também que em determinadas regiões, chamadas zonas de sombra, as ondas S ou P, não eram registradas e simplesmente desapareciam dos registros. Por exemplo, após 105 graus para as ondas S e entre 105 e 142 graus para a onda P.

Em 1914, o alemão Beno Gutenberg usou os tempos dessas reflexões e estimou em 2900 km a profundidade da interface núcleo-manto. Em 1936, a sismóloga dinamarquesa Inge Lehmann descobriu que a existência do núcleo interno sólido, além da estimativa de sua profundidade, aproximadamente 5150 km. Para isso, ela usou as ondas transmitidas na sua interface externa. As trajetórias propagadas pelo núcleo interno receberam a letra I. Assim, o trajeto recebe o nome de PKIKP.

Perguntas interessantes