Como os ciclos de água, carbono e oxigênio se interagem?
Soluções para a tarefa
Ciclo da água
Ciclo da águaOs seres vivos excluem quantidades de vapor de água através da respiração e da transpiração, a qual segue para a atmosfera. Em determinado nível da atmosfera, esse vapor padece a condensação e se transforma em estado líquido, voltando a Terra como modo de chuva. Grande parte dessa água é reutilizada pelas plantas, pelos solos e pelas nascentes de rios.
Ciclo do carbono
Ciclo do carbonoDissolvido nas águas de rios e oceanos, o gás carbônicos sai do ambiente através da fotossíntese, sendo restituído pela respiração dos produtores viventes. A decomposição de bactérias e fungos também auxilia na liberação de gás carbônico para o ar que nos rodeia.
Ciclo do oxigênio
Ele está presente em todos os outros ciclos biogeoquímicos, pode ser achado na forma de gás solto na atmosfera, o qual é diluído na água. Também participa da formação da camada de ozônio, que é responsável pelo bloqueio de raios ultravioletas que tentam se infiltrar no planeta.
Esses quatro ciclos biogeoquímicos são essenciais para a natureza e para que os seres vivos possam viver em equilíbrio com a atmosfera terrestre.
Os seres vivos presentes no planeta necessitam de substâncias que auxiliam na construção da célula e são primordiais para a existência de energia e sustento do metabolismo no corpo vivente.
Elementos como o carbono, oxigênio e outros estão presentes no meio ambiente e são atraídos pelos seres vivos, tornando-se membros de moléculas orgânicas. Essa atração que ocorre entre o meio ambiente e os seres vivos, nos mostra que a matéria pode ser reaproveitada, gerando os ciclos biogeoquímicos, que são conhecidos como: