História, perguntado por VitorAesthetic, 7 meses atrás

Como os cativos resistiam ao sistema escravista?

Soluções para a tarefa

Respondido por edilenepereira701
4

Resposta:

Entre as diferentes formas de resistência dos escravos podem ser mencionadas as fugas coletivas, ou individuais, as revoltas contra feitores e seus senhores (que poderia ou não ter o assassinato desses), a recusa em trabalhar, a execução do trabalho de maneira inadequada, criação de quilombos e mocambos etc.

Outras formas de resistência

A resistência dos escravos contra sua escravização não se resumia apenas nas formas abordadas no texto, mas também incluíam suicídios, abortos (para impedir que seus filhos fossem escravizados) e a simples desobediência. No caso da desobediência, Walter Fraga menciona dois casos do final do século XIX que valem ser destacados:

No Engenho Benfica, na Bahia, os escravos do conde Subaé recusaram-se a obedecer às ordens do feitor para que realizassem a limpeza da plantação de cana. Os escravos recusaram-se a trabalhar durante três dias seguidos – mesmo sendo punidos com castigos físicos.

No Engenho de São Bento de Inhatá, também na Bahia, os escravos rebelaram-se contra o feitor após ele exigir que trabalhassem no domingo (dia do descanso). Na confusão, um dos escravos e o feitor morreram.

Espero ter ajudado...

Respondido por lauracunha13
6

Resposta:

Por meio de fugas individuais ou em pequenos grupos com a posterior criação de quilombos, greves (de fome, trabalho..), o deslecho do trabalho, o suicidio...

Espero ter ajudado em algo!!!

Perguntas interessantes