Como os artistas do barroco escolhiam iluminar uma área da composição? Tinham algum motivo para isso?
Soluções para a tarefa
Resposta:
onde eles iluminavam era a parte da frente para iluminar da dimenção ao desenho (assim como a sombra)
Explicação:
Resposta:
A luminosidade barroca, que penetra em diagonal e banha um espaço interno, foi uma importante referência para a criação dos ambientes, as cenas representadas eram envoltas em definida oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimento das obras que quase falavam aos seus interlocutores.
A luz costumava ser direcionada a uma parte da imagem, deixando o restante banhado em escuridão. Em uma "obscuridade relativa" na imagem com a qual o artista revela e oculta ao mesmo tempo, criticou-se a narração explícita da arte renascentista defendendo que a claridade total desumanizava o ser humano ao eliminar sua esfera mística.
Explicação:
Para o artista barroco, a harmonia da obra esteve sempre em comunhão com tudo que estava ali expresso na sua produção. O conjunto harmonioso da obra era o essencial. A harmonia individual da obra era deixada em segundo plano. Existe, nesse sentido, a explicação da valorização da unidade que está ligada à arquitetura, esculturas e pintura. O ideal das construções Barrocas passou a ser o da união desses elementos, que passaram a dialogar harmonicamente para o bem da obra.
Espero ter ajudado!!!