Como os artistas da geração 80 expressão as artes visuais
Soluções para a tarefa
Geração 80 é o nome dado a uma tendência artística na arte brasileira durante a década de 1980.
Que em termos estéticos, a principal característica da geração foi o retorno à pintura mais subjetiva.
Essa movimentação culminou com a exposição “Como vai você, Geração 80?”, realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1984, em que 123 artistas do Brasil (especialmente do Rio de Janeiro e de São Paulo) expuseram suas obras.
Não tinham a intenção de lançar manifestos, determinar modelos ou posturas unívocas, mas de mostrar algumas tendências artísticas que se manifestam no momento.
” Todas as cores, todas as formas, quadrados, transparências, matéria, massa pintada, massa humana, suor, aviãozinho, geração serrote, radicais e liberais, transvanguarda, punks, panquecas, pós-modernos, neo-expressionistas ….” estava ali representadas.
Trabalhos de grandes dimensões, quase sempre livres dos chassis, e o gesto pictórico espontâneo são marcas dessa produção, o que leva alguns estudiosos a falar em um novo informalismo experimentado por toda a geração. Outras tendências importantes: o uso de cores tradicionalmente incompatíveis, pesquisa e uso de novos materiais e o acabamento bruto parecem ser outros elementos que traçam a marca do informalismo.
Sandra Magger, disse: “A nova arte reflete os novos caminhos da pintura da geração 80, distante da racionalidade da arte dos anos 70 – conceitual”.