Como os alunos começaram a aprender e a se interessar pelo conteúdo apresentado pela professora ? O que ela precisou fazer para que isso acontecesse ? Filme escritores de liberdade
Soluções para a tarefa
Apesar de ter muitas frustrações, a professora não desanima, e resolve seguir em frente no trabalho com aquele grupo de meninos, acreditando fielmente que há como quebrar as mazelas étnicas e sociais que ali existiam.
Erin pensa em desistir, questionando sua real vocação no papel de educadora. Seu pai inclusive, árduo defensor dos direitos civis, reage de maneira negativa quando ela conta seu projeto para lecionar para este grupo de alunos. A situação muda por completo, quando uma caricatura que tinha o objetivo humilhar um estudante negro vai parar em suas mãos. Erin então resolve dar início a uma trajetória de revelações e de novas descobertas. Ela procura caminhos alternativos com o objetivo de promover mais sensibilidade em seus alunos, estabelecendo uma relação paralela entre o holocausto e o atual contexto racial presente nos Estados Unidos.
Através dessa analogia, a professora começa então a passar para seus alunos algumas noções fundamentais sobre respeito, convivência pacífica, tolerância e aceitação das diferenças. Para isso, Erin cria um projeto de escrita e de leitura, que foi iniciada com o livro ‘O diário de Anne Frank’, onde os alunos passam a falar sobre sua realidade, criando um elemento bem real de comunicação, onde eles podem se ver livres de seus anseios, inseguranças, medos e aflições.