História, perguntado por renatoml290, 10 meses atrás

Como os africanos explicavam o mito da criação do mundo e do homem?

Soluções para a tarefa

Respondido por ana029624cn
2

Resposta: 1 mito africano sobre a origem dos seres humanos

Explicação: Os macuas estão espalhados pelo norte de Moçambique e Tanzânia e tradicionalmente cultuam um ser supremo chamado Muluco. Félix Guirand, no seu clássico História das Mitologias, conta o mito macua da criação da seguinte forma:

No princípio de tudo, deus, ou Muluco, fez dois buracos na terra, de onde saíram um homem e uma mulher.

Mulcuco deu a este primeiro homem e a esta primeira mulher todas as condições para que se instalassem num determinado território e tivessem meios de subsistência. Deu-lhes terra boa para plantar e enxada, machado para conseguirem madeira para construírem sua casa e obter fogo, panelas, pratos e algumas espigas de milho.

O primeiro casal da humanidade estava com a faca e o queijo na mão, como se diz. Tinha tudo de que necessitava para ali prosperar e gerar descendentes.

Porém, tal como Adão e Eva, o casal macua desobedeceu Muluco. Em vez de construir sua casa e cultivar a terra, os dois comeram o milho cru, quebraram os pratos, jogaram lixo nas panelas e foram viver no meio do mato.

O que Muluco fez? Como punição, chamou o primeiro macaco e a primeira macaca e deu a eles tudo o que tinha dado ao casal humano: ferramentas, terra, milho. E o casal de macacos, ao contrário dos humanos, trabalhou.

Muluco, então, tirou os rabos do macaco e da macaca e colocou-os nos humanos. E disse aos macacos: "Sejam homens!". E aos humanos: "Sejam macacos!". E assim se fez.

Perguntas interessantes