Como olhar pra gente falsa?
Soluções para a tarefa
Evite o confronto: tomado pelo sentimento de revolta, muitas pessoas decidem confrontar a pessoa falsa e isso pode trazer consequências ruins. Confrontá-la não é uma atitude sagaz. Se for preciso resolver impasses, faça de maneira discreta, com respeito e educação. Como o filósofo chinês Chuang Tzu disse: “Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?”.
Afaste-se, mas não ignore: é importante que você se lembre de que está em um ambiente profissional, portanto, a atitude profissional é obrigatória. Não é porque o outro não tem um comportamento ético que você também não terá. Nunca revide algo que acha injusto, repetindo o ato. Como o pacifista Mahatma Gandhi (1869 – 1948) afirmou sabiamente: “Olho por olho, e o mundo acabará cego. Olho por olho, e o mundo acabará cego.”. Isso quer dizer que você não deve ser falso ou ter atos de maldade com essa pessoa, além disso, não deve usar o trabalho como forma de vingança. Se uma atividade da pessoa em questão depender de você, simplesmente faça. Não ignore que aquela pessoa é uma colega de trabalho e a trate como tal.
Evite dar atenção: quando você age de maneira sutil e astuta com as pessoas falsas, pouco a pouco elas perdem espaço, tornando-se menos pedantes e incômodas. Geralmente, os indivíduos falsos não sabem trabalhar em equipe e quando se deparam com alguém com tal habilidade, não sabem como agir. Como o poeta francês Jean de La Fontaine (1621 – 1695) disse uma vez: “A excessiva atenção que se presta ao perigo faz que muitas vezes nele se caia.”.