História, perguntado por lairabezerra9303, 1 ano atrás

como ocorria a produçao de excedentes no feudalismo, socialismo e capitalismo? heeelllpppp :)

Soluções para a tarefa

Respondido por Yomvi
2
O excedente de produção é um conceito associado à especialização e à tecnificação do trabalho. Há excedentes desde a época Neolítica e eles possibilitam o surdimento de sociedades complexas e urbanas.

Além de problemas de cálculo ou contingências naturais, os excedentes relacionam-se então com a capacidade de trabalho (produção), consequência direta do maior ou menor número de operários e (agora) do avanço da técnica.

Assim pois, quanto mais grandes foram as cidades, os Impérios (mercado) e melhores os meios para produzir, mais grandes são os excedentes. Os stocks provocaram também que fosse necessário criar técnicas para conservar excedentes (p. ex. no setor agrícola e gandeiro), o que converteu o sal, em muitas culturas e épocas, numa riqueza objetiva em tanto que permitia essa conservação.

Os excedentes são uma das chaves da economia e é complexo analisá-los em tão pouco espaço. Karl Marx foi dos primeiros em sistematizar de jeito rigoroso a função dos excedentes na economia e os efeitos da mecanização. Não se pode falar, pois, com verdadeira profundidade sobre eles sem deixar claro antes a que nos referimos (produto), en que época histórica e em que contexto cultural. 

Hoje, em plena revolução tecnológica, a criação e gestão dos excedentes de produção é um dos problemas mais agudos deste ciclo.
Perguntas interessantes