Sociologia, perguntado por jhonemateus1, 11 meses atrás

Como ocorreu o processo eleitoral no Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaalicealves
2
Nos primórdios do pais, não existiam eleições, inclusive há histórias de umas indas e vindas dos reis portugueses à colônia. Com o tempo, isso foi mudando, especificamente, quando o novo país se tornava uma república. Nesse momento, o voto era censitário, apenas homens, ricos, alfabetizados e com alto título votavam, ou seja, quase 1% da população. Com o tempo o voto passou a ser "universal" mas apenas no papel, visto que apenas homens maiores de 21 anos poderiam exercer votos. 
Na República do café com leite, isso mudou, todos os homens votavam, mas vamos combinar, todos sabiam que aquilo não passava de manipulações geradas pelos coronéis (coronealismo) que forçavam o eleitor a votar em um determinado candidato ou perderia o emprego e morreria de fome, visto que até então (assim como nos outros tipos de eleição já citados, o voto não era secreto), esse tipo de voto ficou conhecido como voto de cabresto.
Com o passar dos tempos e o fim da República do Café com Leite, o voto passou a ser secreto com urnas físicas em que o eleitor escrevia seu voto em um papel, porém, as mulheres não poderiam votar até então.
O processo de industrialização e a vinda da tecnologia proporcionou as urnas eletrônicas conhecidas hoje em dia e junto com essa novidade, a mulher passou a ser influente na vida política do país, votando como os homens.
Perguntas interessantes