Como ocorreu o processo de ocupacao colonial no continente Africano.
Soluções para a tarefa
A África teve ocupação tardia, a partir do século XV, devido a costa africana possuir grandes dificuldades aos navegadores europeus.
Mas, isto não impediu a exploração do continente africano! Os europeus iam adestrando o continente, explorando os recursos naturais encontrados e escravizando a população local.
A colonização europeia teve como ato principal, a divisão do continente em Estados, onde as transformações foram brutais, a cultura existente foi completamente ignorada e os africanos foram obrigados a mudar seus costumes sob o uso da força.
Após a Segunda Guerra Mundial, depois de inúmeras lutas a independência dos estados africanos foi negociada.
A ocupação da África pelas potências europeias prosseguiu até depois do final da Segunda Guerra Mundial, quando as colônias começaram a obter a independência, num processo que se chamou descolonização. Com excepção do Egipto, que tinha proclamado unilateralmente a sua independência em 1922, e da África do Sul, que se tinha tornado autônoma em 1910, na forma de domínio do Império Britânico, os restantes territórios africanos começaram a obter a independência a partir da década de 1950 e, principalmente, a partir da Conferência de Bandung, em 1958, em que participaram os quatro países africanos independentes nessa data. A descolonização não foi pacífica, embora nem sempre fosse forçada através de guerras de libertação, como foi o caso das colônias portuguesas e da Argélia; as potências coloniais tentaram manter o seu domínio através do seu apoio a políticos amigos ou através de vínculos entre os territórios semi-autônomos e a Europa.