Como ocorreu o processo de formação do Canadá
Soluções para a tarefa
Colonização do Canadá
A colonização do Canadá teve início fora do processo de expansão mercantilista que marcou a Europa na Idade Moderna. Os primeiros estrangeiros a se fixarem foram os vikings, que há cerca de 1000 anos promoveram um curto período de ocupação da Ilha de Terra Nova. Nessa época, acredita-se que o contato entre os nativos e os europeus tenha sido marcado por uma série de conflitos.
Seis séculos depois, o navegador italiano Giovani Caboto, a serviço dos membros da Coroa Britânica, reivindicou o domínio europeu no ano de 1497. Logo em seguida, os franceses também se fixaram na região para imprimir as suas atividades de natureza colonial. De acordo com algumas teorias, a aventura britânica e francesa pela América do Norte aconteceu como um desdobramento das tentativas de buscar outra rota marítimo - comercial para o Oriente.
Os mercadores dessas nações exploraram o pescado e as peles tão facilmente encontradas em terras canadenses. Vale destacar que a presença franco-britânica foi marcada por várias disputas, que pretendiam impor a hegemonia de um só país no território colonial canadense. Por fim, uma grande parte do território acabou sendo controlada pelo governo britânico.
No ano de 1848, a Inglaterra autorizou que os canadenses conduzissem suas próprias instituições políticas, desde que os assuntos de natureza externa permanecessem sob o controle do Império Britânico.
Formação do território canadense
Após o fim da Guerra Civil dos Estados Unidos, lideranças políticas canadenses defendiam que a união política das províncias era fundamental para que os EUA não tentassem a anexação de seus territórios, foi então que, em 1° de julho de 1867, Canadá Oeste, Canadá Leste, Novo Brunswick e Nova Escócia uniram-se por meio de um documento chamado Ato da América do Norte Britânica para aceitar que todo esse território seria politicamente reconhecido por Domínio do Canadá.
Espero ter ajudado, bons estudos!
A FORMAÇÃO E A OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO
Do século XVI ao século XIX, o território do atual Canadá foi ocupado alternamente por ingleses e por franceses, que disputaram seu domínio com os povos indígenas da região. No século XIX, houve a formalização do território como colônia inglesa, com a predominância de franceses no leste, na região de Quebec.
O território permaneceu ligado a Inglaterra até 1931, quando, para evitar que os Estados Unidos tomassem a colônia, a Inglaterra aprovou a independência canadense.
Inicialmente, apenas os províncias do Leste formavam o Canadá, enquanto o restante do território permanência vinculado à Inglaterra. Nas áreas da floresta do Norte, viviam muitos remanescentes de indígenas que conseguiram, nas últimas décadas, o reconhecimento de direitos ancestrais e a soberania sobre regiões do território canadense.
A dupla colonização refere-se no Canadá atual, com duas línguas oficiais ( inglês e francês) e direito igual para os habitantes descendentes tanto de Ingleses quanto de franceses. Na Província de Quebec, onde a maior parte da população é descendente de franceses, movimentos separatistas defendem a criação de um país.