como ocorreu o desenvolvimento dos microscópios?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com o passar do tempo, os microscópios foram aperfeiçoados com melhorias nas lentes e, consequentemente em suas capacidades de ampliação. Em 1830, Joseph Jackson Lister descobriu que quando as lentes eram arranjadas com uma distância adequada entre elas era possível proporcionar uma ampliação eficiente sem desfocar a imagem obtida.
Já em 1880, a resolução dos microscópios chegou 0,2 micrômetros e em 1903, após alguns anos da descoberta de uma teoria que correlacionava a resolução com o comprimento de onda, Richard Zsigmondy desenvolveu um microscópio capaz de observar objetos abaixo do comprimento de onda da luz.
Em 1932, o microscópio de contraste de fase foi inventado por Frits Zernike, que permitiu o estudo de materiais transparentes. Contudo, as inovações não pararam por aí. Era necessário novas descobertas para ampliações muito mais elevadas. Por esse motivo, o microscópio eletrônico veio para revolucionar o que se conhecia como microscopia.
O primeiro microscópio eletrônico de transmissão foi desenvolvido em 1933 por Ernst Ruska, com um poder de resolução muito superior ao microscópio de luz, esse equipamento se diferencia pela utilização de feixes de elétrons e lentes eletromagnéticas, o que possibilita a ampliação em até um milhão de vezes do objeto analisado.
Além do microscópio eletrônico de transmissão, outros modelos era necessário para demonstrar imagens tridimensionais da superfície dos objetos analisados. Nesse contexto, o conceito do microscópio de varredura foi demonstrado em 1935 por M. Knoll.
Entretanto, somente em 1938 o primeiro microscópio de varredura foi construído por Von Ardenne que possibilitou a visualização da superfície dos objetos analisados. Muitas mudanças foram necessárias para obtermos os modelos atuais de microscópios, veja abaixo as características dos microscópios atuais e suas aplicações.
Explicação: