Geografia, perguntado por IsabelaMontgomery, 1 ano atrás

como ocorreu o atentado de 11 de Setembro nos EUA?

Soluções para a tarefa

Respondido por rianstomiscky1r
19
Os ataques ou atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 (às vezes, referido apenas como 11 de setembro) foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia, dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Os sequestradores colidiram intencionalmente dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios.etc...

JeehMotta: Tem como você me ajudar?
rianstomiscky1r: Tá ae fi
JeehMotta: Fale sobre a regionalização e a população da África
rianstomiscky1r: Ok
rianstomiscky1r: A África é o terceiro continente mais extenso (depois da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de um bilhão de pessoas (estimativa para 2005 [1]), representando cerca de um sétimo da população mundial, e 54 países independentes.
JeehMotta: Obrigada
rianstomiscky1r: Dnd
Respondido por kareenmillene
9

O primeiro ano do século XXI ficou marcado por um dos mais violentos atentados terroristas da história. Osama Bin Laden,através de seu grupo terrorista Al Qaeda,vitimou milhares de norte-americanos no dia 11 de Setembro de 2001, quando aviões controlados por terroristas atingiram as torres gêmeas do World Trade Center e partes do prédio do Pentágono, sede do departamento de defesa dos EUA.

A raiz desse atentado terrorista deve ser analisada pela política externa dos Estados Unidos quanto aos países do Oriente Médio. O governo norte-americano, por possuir a maior economia do mundo a partir do século XX, realizou uma estratégia de intervenção nos assuntos políticos de países vulneráveis economicamente. Uma dessas estratégias foi o apoio a regimes ditatoriais em diversos países, como nos casos do Egito e da Líbia.

O financiamento de regimes ditatoriais em alguns países árabes foi motivado por razões econômicas. Os Estados Unidos procuravam consolidar sua influência política fornecendo apoio bélico a líderes políticos locais. Alguns especialistas afirmam que o interesse do governo norte-americano estava no controle de regiões com reservas petrolíferas, uma vez que eles são os maiores consumidores desse produto.

A intervenção política do Tio Sam não foi vista com bons olhos por grupos que faziam oposição às lideranças locais em diversos países árabes que recebiam apoio econômico dos norte-americanos. Para os fundamentalistas islâmicos (religiosos radicais), o interesse dos Estados Unidos em financiar regimes ditatoriais no Oriente Médio era de massacrar a população islâmica em seu próprio território.

Em retaliação à política de intervenção em assuntos externos de países do Oriente Médio, os Estados Unidos passaram a ser o principal alvo de grupos terroristas. Osama Bin Laden, um homem rico e poderoso da Arábia Saudita, foi um dos principais inimigos dos norte-americanos e controlou por anos o grupo terrorista Al Qaeda. Esse grupo foi autor de diversos atentados no mundo com o objetivo de impedir o crescimento de religiões não islâmicas.

O mais conhecido dos atentados realizados por esse grupo terrorista foi o 11 de setembro. Nesse dia, quatro aviões foram tomados por integrantes da Al Qaeda que estavam a bordo. Duas dessas aeronaves dirigiram-se para a cidade de Nova Iorque, tendo como alvo os prédios do World Trade Center. A colisão foi inevitável e 3.000 mil pessoas morreram com o choque do avião.

As outras duas aeronaves tinham alvos diferentes, uma delas se dirigia ao prédio do Pentágono, mas os terroristas atingiram apenas partes do edifício. A outra aeronave – disseram os especialistas – tinha como alvo a Casa Branca, sede do governo norte-americano.

O atentado do dia 11 de Setembro chocou a humanidade devido ao uso de extrema violência. As consequências desse fatídico dia foram a Guerra do Afeganistão em 2001 e a prisão do ditador Saddam Hussein em 2003, realizadas pelo governo Bush em resposta aos atentados. Além disso, o mais procurado terrorista do mundo, Osama Bin Laden, foi capturado por tropas militares dos Estados Unidos e assassinado em 2011.

Perguntas interessantes