História, perguntado por acsapadilha, 10 meses atrás

Como ocorreu o ataque de Pearl Habor?
Por que o presidente dos EUA Franklin Roosevelt o considerou como um crime de guerra?

Soluções para a tarefa

Respondido por waterlooserchannel
3

Resposta:

O ataque à base naval estadunidense de Pearl Harbor, realizado em 7 de dezembro de 1941, marcou o início do conflito entre Estados Unidos e Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Esse ataque foi uma tentativa – fracassada – de destruir a frota naval dos Estados Unidos que estava no Havaí. A destruição completa da frota americana era fundamental para que o Japão continuasse o seu projeto de conquista e expansão territorial sobre as ilhas do Pacífico.

O ataque a Pearl Harbor fazia parte do projeto de expansão territorial que o Japão havia colocado em prática desde a década de 1930, quando havia iniciado a invasão da China. O imperialismo japonês foi consequência do crescimento do nacionalismo, do militarismo e da doutrinação que aconteceu no país após a Restauração Meiji e a reformulação do ensino. Essa doutrinação defendia que o Japão era uma nação superior às outras e que tinha direito de construir um grande império a partir da conquista de outros territórios por meio da guerra.

Uma vez iniciada a Segunda Guerra, o Japão rapidamente se expandiu para outras regiões da Ásia: Cingapura, Malásia, Birmânia e Indochina, derrotando forças francesas e inglesas. Os relatos dos confrontos nessas regiões registram as inúmeras crueldades e crimes de guerra cometidos pelos soldados japoneses.

Explicação:

Respondido por RebecaMonteiro10
5

O ataque a Pearl Harbor ocorreu de surpresa pela Marinha Japonesa, no dia 7 de dezembro de 1941, contra essa base norte-americana localizada no Havaí. Porque o ataque aconteceu sem uma declaração de guerra e sem aviso explícito, foi considerado crime de guerra.  

Perguntas interessantes