Como ocorreu a sucessão de Vargas?
Soluções para a tarefa
O suicídio de Vargas, em 1954, agravou a crise política que abalava o Brasil. A parcela da população que apoiava o presidente morto saiu às ruas chorando e pedindo retaliação. Café Filho era defensor da legalidade, isto é, a manutenção da ordem democrática; embora o vice-presidente tenha sido pressionado a entregar a Presidência a Nereu Ramos, a lei foi cumprida e as eleições presidências de 1955 ocorreram dentro da normalidade. O mineiro Juscelino Kubitschek foi o eleito presidente, tendo como vice o herdeiro político de Vargas, o Gaúcho João Goulart (ou Jango, como era chamado).
É interessante notar que João Goulart obteve mais votos como vice-presidente do que Juscelino como presidente. Naquele período o eleitor escolhia o presidente e o vice de maneira independente. A eleição de Goulart, herdeiro político de Vargas, deixava claro que o getulismo não morrera.
Resposta:
-com sua morte, João Café filho assume o poder, garantindo que as eleições de 1955 ocorresse normalmente.
- a UDN (União Democrática Nacional) apresenta o candidato Juarez Távora. por outro lado PTB E PSD juntos, lançaram o candidato Jucelino Kubitschek do PSD, ficando João Goulart a vice.
-a vitória de JK e João Goulart desencadeia uma crise política, pois alguns militares e civis da UDN tentavam impedir a posse dos eleitos (oposição).
-assim, o ministro da guerra Henrique Teixeira Lott bloqueia os esforços da UDN.
-JK assume o poder dia 31/01/1956/