Geografia, perguntado por dvsr233, 11 meses atrás

Como ocorreu a mão de obra barata na china?

Soluções para a tarefa

Respondido por daianeamorim734
0

respostas

Mão de Obra Chinesa

Nas últimas três décadas, a economia chinesa se baseou em pilares como os migrantes ilegais vindos das áreas rurais, exploração da mão de obra feminina, ainda mais barata que a masculina, e, claro, o aumento da população, fator que consolidou o país como o maior mercado de consumo do mundo e, sozinho, foi o responsável por um quarto do crescimento econômico de 1980 a 2000.

Além do baixo salário, os funcionários praticamente moram nas empresas, tem mais de 20 horas de trabalho na maioria dos dias, a refeição que a empresa oferece é descontada do salário, e se chegam atrasados na hora do serviço esse tempo que o funcionário atrasou é descontado do salário também. Os funcionários dividem alojamentos com mais 3 funcionários no máximo, sem banheiro e com colchonetes e lençóis como separação no alojamento.

A principal estratégia competitiva do governo para atrair os investimentos estrangeiros tem sido oferecer pacotes de incentivos fiscais e um marco regulador frouxo em termos de direitos laborais e de proteção ambiental, que, aliado ao baixo custo de investimento inicial e à mão de obra barata, fizeram da China o principal destino de investimentos estrangeiros em nível mundial. Por estes motivos, uma grande quantidade de empresas transnacionais com pouca ética tem se aproveitado da situação (e da censura oficial aos meios de comunicação) para operar sob baixas condições de higiene, segurança laboral ou controle de emissão de poluentes (a China é o 2º país que mais polui, ficando somente atrás dos Estados Unidos).

Mas isso vem mudando ao passar dos tempos, pois o sindicato trabalhista da china está correndo atrás por mudanças. Um aumento demográfico bem mais baixo, o envelhecimento da população e a substituições das gerações mais antigas de migrantes por jovens com outra formação cultural remodelam aos poucos este perfil, e colaboram para pressionar os salários para cima.

O fortalecimento de leis trabalhistas, bem como do movimento sindical – tradicionalmente controlado pelo o governo e pelas as empresas – também pesam nas empresas.

Em 2008, o país promulgou uma nova lei trabalhista com pesadas proteções ao trabalhador, como a obrigatoriedade de contrato, o direito de entrar diretamente com ações e a proibição de demissão sem justa causa.

Um dos maiores trunfos para a atratividade econômica da china e motor de seu crescimento exponencial nas últimas décadas – a mão de obra barata – começa

Perguntas interessantes