Como ocorreu a desintegração da urss em 1991?
Soluções para a tarefa
Em 1985, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas alcança o ápice de sua crise social, econômica e política. Com a ascensão de Mikhail Gorbatchev, ao poder, a União Soviética inicia uma fase de transição rumo a uma nova ordem política, ao modelo de economia de mercado (capitalista) e a uma nova orientação nas relações internacionais. O mundo conheceu então as expressões glasnost e perestroika, dois conceitos que lançaram as bases daquilo que se convencionou chamar de Nova Ordem Mundial.
Para tentar solucionar essa crise Mikhail Gorbatchev elaborou um importante projeto de reformas políticas (Glasnost) e econômicas (Perestroika). A Glasnost e a PerestróiKa dão mais um impulso para o fim do socialismo na Europa Oriental .
A queda do Muro de Berlim (1989) marcou o fim da Guerra Fria e anunciou o esfacelamento da União Soviética que, em 1991, perdeu Lituânia, Letônia e Estônia, responsáveis por 40% de sua população total. A dissolução oficial da União Soviética, foi oficializada pelo acordo de Minsk, firmado pelos chefes de Estado da Bielorússia, da Federação Russa e da Ucrânia em 8 de dezembro de 1991. As repúblicas que formavam a ex-União Soviética, junto com a atual Federação Russa, transformam-se na Comunidade dos Estados Independentes (CEI).