Como ocorrem os processos de dilatação dos sólidos? Quais os três tipos de
dilatação dos sólidos? O que diferencia cada um? Cite exemple de cada
dilatação.
Alguém me ajuda
Soluções para a tarefa
Explicação:
São 3 os tipos de dilatação dos sólidos: linear, superficial e volumétrica.
AS FORMAS DE DILATAÇÃO
A dilatação linear compreende uma mudança de uma dimensão única de um determinado sólido em função das circunstâncias (comprimento, largura, ou altura). Por isso, é denominada linear pois, quando ocorre, você analisa a dilatação de uma dimensão do sólido.
Ex.: Uma barra de aço de 5 metros de comprimento, sofre uma dilatação linear por aumento de temperatura que a faz ter um comprimento resultante de 5,1 m.
A fórmula da dilatação linear é: L = L₀ + L₀ α ΔT
L = Comprimento final
L₀ = Comprimento inicial
α = Coeficiente de dilatação linear do sólido
ΔT = Variação de Temperatura
A dilatação superficial ocorre quando você analisa uma mudança de área em determinada superfície em determinado sólido na dilatação. Dessa vez, ao invés de analisarmos a dilatação de uma grandeza linear, analisa-se a mudança de área, que varia em face das circunstâncias.
Ex.: Uma chapa metálica de 4m², sofrendo influência da redução de temperatura sofre uma redução de sua área para 3,85m².
A fórmula da dilatação superficial é: S = S₀ + S₀ β ΔT
S = Espaço final
S₀ = Espaço inicial
β = Coeficiente de dilatação Superficial do sólido
ΔT = Variação de Temperatura
O coeficiente de dilatação superficial do sólido analisado corresponde ao dobro do seu coeficiente linear do mesmo sólido. Assim β = 2α.
Por fim, a dilatação volumétrica dos sólidos analisa a mudança de volume de um corpo espacial perante a mudança das condições apresentadas.
Ex.: Um cubo de cobre de 625m³ é esquentado em forno alto, sofrendo uma dilatação que fez com que seu volume final fosse de 627m³.
A fórmula da dilatação volumétrica é: V = V₀ + V₀ γ ΔT
V = Espaço final
V₀ = Espaço inicial
γ = Coeficiente de dilatação volumétrica do sólido
ΔT = Variação de Temperatura
O coeficiente de dilatação volumétrica do sólido analisado corresponde ao triplo do seu coeficiente linear do mesmo sólido. Assim γ = 3α.