Como ocorrem as auroras polares?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Tudo começa no Sol! A todo instante, em virtude de explosões das reações nucleares, a coroa solar, camada mais externa do Sol, ejeta partículas elementares com altíssima energia. As partículas são ejetadas para todas as direções ao redor da estrela e compõem o chamado vento solar.
Ao chegarem à Terra, as partículas chocam-se com o campo magnético terrestre. Toda partícula eletricamente carregada que se movimenta em uma região onde existe campo magnético está sujeita a uma força magnética. Essa força atua sobre as partículas do vento solar, conduzindo-as de acordo com suas cargas elétricas para as regiões norte ou sul da Terra.
Ao chegarem às regiões da ionosfera, as partículas chocam-se com moléculas de oxigênio e nitrogênio. As colisões fornecem energia às moléculas desses elementos, assim, os elétrons constituintes dessas moléculas posicionam-se em camadas mais energéticas. Ao retornarem para a camada de origem, os elétrons do oxigênio e do nitrogênio liberam a luz que ilumina os céus. Processo semelhante a esse ocorre no funcionamento de uma lâmpada fluorescente.