Como ocorre o vento solar?
Soluções para a tarefa
Vento solar é um fluxo de partículas ionizadas, predominantemente núcleos de hélio ionizados e elétrons, que se forma a partir da enorme diferença de pressão entre a coroa solar e o espaço interplanetário, é resultado da enorme diferença de pressão entre a coroa solar e o espaço interplanetário, sendo empurrado para longe do Sol apesar da grande atração gravitacional que sofre.
A velocidade do vento solar esteve abaixo dos 400 km/s com dois eventos leve de aumento mas ainda não passando de 400 km/s.
A magnetosfera é importante porque nos protege de algumas das condições climáticas mais intensas do espaço interplanetário. Partículas carregadas do vento solar não podem atravessar facilmente as linhas desse campo, o resultado é que a maioria dessas partículas incidentes nele fica presa em torno da Terra.
Explicação:
Como ocorre o vento solar?
O vento solar é a emissão contínua de partículas carregadas provenientes da coroa solar. Essas partículas podem ser elétrons e prótons, além de subpartículas como os neutrinos. Próximo da Terra, a velocidade das partículas pode variar entre 400 e 800 km/s, com densidades próximas de 10 partículas por centímetro cúbico. Variações na coroa solar, devido à rotação do Sol e às suas atividades magnéticas, tornam o vento solar variável e instável, exercendo influência nos gases ao redor da estrela e planetas próximos a esta. No espaço próximo à Terra, observa-se que o vento solar lento tem uma velocidade de 300 a 500 km/s, uma temperatura de ~105 K e uma composição que se aproxima da corona.
Espero ter ajudado ♥️.