Como ocorre o funcionamento de uma panela de pressão ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Criada por um físico francês chamado Denis Papin, a panela de pressão é um objeto de uso culinário capaz de cozinhar em água alimentos de forma muito mais rápida que outros tipos de panela.
Isso porque o objeto aumenta a pressão interna e possibilita a fervura da água acima do seu ponto de ebulição, que é 100°C.
Essa precisão ocorre pelo fato de possuir em torno de sua tampa uma borracha que veda, ou seja, impede a saída total do vapor, que por sua vez é controlado por um orifício no centro da tampa. Em cima do orifício encontra-se um peso, responsável pelo controle da pressão.
Além desses objetos, a panela de pressão também possui uma válvula de segurança, normalmente localizada em sua tampa.
Quando os alimentos são cozidos nesse tipo de recipiente, recebem mais calor, sofrem uma pressão maior e um peso sobre eles. A temperatura interna da panela chega a, aproximadamente, 120°C.
O controle de saída do vapor é feito pelo pino e por seu peso, e caso ocorra algum incidente, a válvula de segurança é aberta, possibilitando a saída do vapor.
Contudo, a panela de pressão aumenta a pressão interna e possibilita a fervura da água acima do seu ponto de ebulição, que é 100°C. Assim, ela cozinha os alimentos de forma mais rápida.