Como ocorre o fenômeno da menor amplitude térmica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A amplitude térmica é a diferença entre a máxima e a mínima temperatura de algum local e num determinado período de tempo. Quando essa diferença é grande dizemos que a amplitude térmica é alta.
Por outro lado, se a diferença entre a mínima e a máxima é pequena, dizemos que a amplitude térmica é baixa. Lembre-se que ela varia muito de região para região e até de cidade para cidade.
Como Calcular a Amplitude Térmica?
A amplitude térmica é calculada num determinado período de tempo. Ou seja, ela pode ser calculada durante o período de um ano (amplitude térmica anual), um mês (amplitude térmica mensal), ou mesmo durante um dia (amplitude térmica diária).
A amplitude térmica anual é calculada pela diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio.
Da mesma maneira, a amplitude térmica mensal é calculada pela diferença entre a média do dia mais quente e a temperatura média do dia mais frio.
Sendo assim, para calcular a amplitude térmica basta calcular a diferença entre a máxima e a mínima temperatura, por exemplo:
Se durante um dia a temperatura máxima é de 30 °C e a mínima é de 10 °C, a diferença entre as temperaturas é de 20 °C. Nesse caso, dizemos que a amplitude térmica diária é alta.
AT = 30 °C - 10 °C = 20 °C
No entanto, se a temperatura máxima é de 30 °C e a mínima é de 25 °C, a diferença entre elas é de somente 5 °C. Portanto, a amplitude térmica é baixa.