Biologia, perguntado por Flavista, 10 meses atrás

Como ocorre as trocas entre os meios tonicos ?

Soluções para a tarefa

Respondido por griseliaisla
0

Nariz e fossas nasais

O ar passa pelo nariz, onde também fica a porção olfativa, responsável pelos odores. Nas fossas, ocorre um filtro do ar, impedindo que impurezas entrem no corpo. Elas umidificam e aquecem o que respiramos.

Você também consegue respirar pela boca. Porém, dessa forma o ar não passa por nenhum processo de filtração e aquecimento, o que pode causar doenças respiratórias.

Faringe

Comum também no sistema digestório, onde passa a comida, a faringe faz parte do caminho percorrido pelo ar. Mas o que faz alimento e ar não se misturarem? Ou não seguirem caminhos errados? Para saber disso, conheça o próximo item de nossa lista.

Epiglote

É uma estrutura cartilaginosa que regula a passagem de alimento e ar. Quando comemos, ocorre o processo da faringe para o esôfago. Quando respiramos, a epiglote fecha o esôfago e abre a laringe.

Laringe

É um órgão que sempre fica aberto, sendo dotado de pregas vocais e vestibulares (responsáveis pelo som da voz).

Traqueia

Tubo vertical cilíndrico e cartilaginoso, que leva o ar até os pulmões.

Pulmões

Órgãos esponjosos e elásticos formados por inúmeros alvéolos. Sua principal tarefa é fornecer oxigênio ao sangue.

Brônquios

São ramificações da traqueia que entram nos pulmões e vão se dividindo cada vez mais até se transformarem em bronquíolos e nos alvéolos pulmonares.

Alvéolos Pulmonares

Possuem paredes muito finas onde acontecem as trocas gasosas. O ar chega ali e atravessa para o interior dos vasos sanguíneos.

Então, ocorre uma combinação de hemácias e oxigênio. Assim, o sangue leva os nutrientes para todo o corpo.

Enquanto isso, outra porção de sangue que chega nos alvéolos está cheia de gás carbônico, resultado do processo metabólico das células. Então, esse gás passa do sangue para os alvéolos e o corpo joga ele para fora no processo de expiração.

Diferença entre inspiração e expiração

Na inspiração, o ar entra no corpo. Por outro lado, na expiração, ele sai do organismo. Quem garante esses movimentos é o músculo do diafragma.

Então, todo esse processo está interligado com o sistema circulatório do organismo. Pois, assim é possível que o sangue passe por todo o corpo e todas as células sejam alimentadas com as substâncias importantes para a vida.

Perguntas interessantes