Biologia, perguntado por ShazamWick, 6 meses atrás

Como ocorre a variabilidade genética: mutações e evolução?

preciso até hoje pfvr

Soluções para a tarefa

Respondido por camilyjesus1
1

Resposta:

Variabilidade genética é um termo utilizado para referir-se aos diferentes alelos (formas alternativas de um gene que ocupam a mesma posição em cromossomos homólogos) existentes nos indivíduos de uma espécie. Essa variabilidade determina as diferentes características dos indivíduos, ou seja, é responsável por propiciar as variações fenotípicas naquela espécie.

Explicação:

Mutação

A variabilidade genética é conseguida, principalmente, quando um processo de mutação leva ao surgimento de novos alelos. A mutação leva a mudanças na sequência de nucleotídeos que compõem o DNA, e, mesmo que essas mudanças afetem apenas uma base em um gene, os impactos no indivíduo podem ser significativos. A mutação é uma importante fonte, portanto, de variabilidade.

Como a mutação ocorre ao acaso, não podemos prever qual sequência de DNA será afetada, nem se essa alteração será benéfica ou maléfica para o organismo. Em alguns casos, a seleção natural promove a retirada rápida de alelos danosos de circulação, entretanto, quando são recessivos, podem permanecer por várias gerações, mesmo que provoquem o desenvolvimento de características desfavoráveis.

Evolução

Os principais fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gênico da população podem ser reunidos em duas categorias: fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população – mutação e permutação; fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida – migração, deriva genética e seleção natural.

Perguntas interessantes