Como ocorre a transformação sociedades comunitárias em sociedades societárias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Associação humana caracterizada por relações baseadas em convenções e não em laços afetivos.Enquanto a comunidade está ligada internamente por uma vontade coletiva natural, na sociedade predomina a vontade artificial, deliberada, proposital.
SOCIEDADE COMUNITÁRIA: é de natureza simples, de pequena especialização e limitada divisão de trabalho. É fechada, homogênea, de mínima mobilidade social, arraigada às tradições e de elevada solidariedade social, geralmente regida por costumes não formais. Sua população é pequena. (Ciganos)
SOCIEDADE SOCIETÁRIA: (sociedades modernas) As sociedades societárias, estão nas grandes metrópoles, essa se caracteriza, pela divisão do trabalho e pela proliferação de papéis sociais. Nela os indivíduos precisam enquadrar-se numa complexa estrutura social, em que ocupam determinado status e desempenham papéis diferentes, freqüentemente sem ligações entre si. As relações sociais nessas sociedades, são transitórias, superficiais e impessoais, o trabalho se distancia da família e do lazer, a religião não faz parte do quotidiano das pessoas, e só é exercida de vez em quando em lugares específicos. A família deixa de ser o centro de união do grupo. Os interesses entram em conflito, e parte das tradições são perdidas. Em um mesmo grupo existem várias formas de pensamento e interesses. São relativamente poucas as crenças, os valores e os padrões de comportamento universalmente aceitos. Existem leis formais, as pessoas não entram em consenso por diferentes opiniões (diferente da sociedade comunitária)
e isso causa muitos conflitos.