Biologia, perguntado por 4lencar, 1 ano atrás

como ocorre a silicose?

Soluções para a tarefa

Respondido por gorettyasousa
1
A silicose é uma pneumoconiose (doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões) causada pela inalação de partículas de sílica. A sílica (ou óxido de silício) é o principal componente da areia e matéria prima para a fabricação do vidro e do cimento. 

Ela ocorre pela inalação de pó de sílica, muito comum em pedreiras e atividades que utilizam jatos de areia. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares, causando graves danos a eles e levando a uma fibrose pulmonar nodular irreversível.

Silicose crônica simples: é a forma mais comum de silicose, resultante da exposição a pequenas quantidades de sílica por mais de 20 anos. Os pulmões incham e a pessoa pode apresentar linfonodos no peito. O principal sintoma é a dificuldade em respirar.

Silicose acelerada: acontece quando a pessoa é exposta a quantidades maiores de sílica em um período mais curto, que pode ser de 5 a 15 anos. A diferença da forma crônica simples é que os sintomas surgem de maneira mais repentina.

Silicose aguda: ocorre quando a pessoa é exposta a grande quantidade de sílica em um curto espaço de tempo. Os pulmões inflamam e podem encher líquido, causando além da dificuldade em respirar, dores e níveis baixos de oxigênio no sangue.

gorettyasousa: PS.: A sílica, quando inalada, se deposita nos alvéolos, impedindo a passagem do oxigênio para o sangue, assim os pulmões perdem elasticidade e requer-se mais esforço para respirar.
Perguntas interessantes