Como ocorre a Plasmólise e como ocorre a Deplasmólise? Esses fenômenos são características de qual tipo de célula?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: A plasmólise
A plasmólise é a retração do volume das células vegetais e animais por perda de água. Este fenômeno dá-se quando a célula é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o citoplasma e a célula perde água, isto ocorre através de um processo chamado osmose.
Este fenômeno só ocorre em condições experimentais, uma vez que, na natureza os organismos não só se adaptaram às condições do seu meio ambiente, mas também pelo facto da membrana celular ser uma membrana seletiva, no que respeita à troca de ions. Com excepção da condição de alagamento das vias aéreas, como num afogamento, em que a troca de líquidos do meio extra para o intracelular e vice-versa pode ocorrer.A plasmólise também pode ser chamada de "Crenação".
A Deplasmólise
Deplasmólise é o fenômeno], isto é, quando a célula plasmolisada (desidratada, murcha) é colocada em um meio hipotônico, ela retorna ao seu volume original. Ou seja, se a célula plasmolisada for retirada da solução hipertônica e colocada em solução hipotônica, ocorrerá a deplasmólise, e a célula voltará ao seu estado normal. Se a entrada de água na célula for em excesso ocorrerá ainda a turgescência (cel. inchada). Em células vegetais a parede celular evitará que a célula se rompa, ficando apenas turgida, já em células animais pode acontecer a lise(do gr. lysis = destruição) que é o rompimento da membrana plasmática.