como ocorre a germinação da semente após a quebra de dormência do embrião?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O fenômeno da dormência é comum. Na natureza as sementes não germinam logo após a colheita devido a mecanismos internos, de natureza física ou fisiológica, que bloqueiam a germinação.
Diversos métodos podem ser empregados no intuito de superar a dormência das sementes e assim fazer com que estas germinem. Estes métodos utilizam técnicas que envolvem a escarificação das sementes, por meio de métodos mecânicos ou químicos, estratificação, choque de temperatura ou até mesmo, água quente.
Explicação:
Escarificação química: método que utiliza elementos químicos, como ácidos (sulfúrico, clorídrico etc.), que possibilita que as sementes realizem trocas com o meio, água e/ou gases.
Escarificação mecânica: método que utiliza a abrasão das sementes sobre uma superfície áspera (lixa, piso áspero, dentre outros) com o objetivo de facilitar a absorção de água pela semente.
Estratificação: método que utiliza o tratamento úmido à baixa temperatura, auxiliando as sementes na maturação do embrião, trocas gasosas e embebição por água.
Choque de temperatura: método que utiliza a alternância de temperaturas variando em até 20 ºC, em períodos de 8 a 12 horas.
Água quente: método que consiste na imersão das sementes em água na temperatura de 76 a 100 ºC, com um tempo de tratamento específico para cada espécie, comumente utilizado em sementes que apresentam impermeabilidade do tegumento.