Saúde, perguntado por isavitoria19, 10 meses atrás

como o vírus covid-19 atua no corpo de pessoas assintómaticas e no corpo de pessoas do grupo de risco após contágio?

Soluções para a tarefa

Respondido por Kauanyavakins
2

*Pessoas assintomáticas podem estar transmitindo a Covid-19 mais do que se pensava até agora. É o que diz um novo estudo que analisou dados de casos de Cingapura e da cidade de Tianjin, na China. Quase metade dos casos identificados em Cingapura parecem ter sido passados por pessoas que ainda não apresentavam sintomas, enquanto em Tianjin esse número é ainda maior: cerca de 62% de todas as infecções.*

O estudo foi feito por pesquisadores holandeses e belgas e está publicado na base de dados medRxiv, mas ainda não foi revisado por pares.

explica que após o indivíduo levar a mão com gotículas à boca, ao nariz ou aos olhos, o vírus consegue entrar no organismo: “O vírus se instala nas nossas células do fundo do nariz e da garganta ligando-se a receptores específicos. Uma vez dentro da célula, ele passa a dar ordens, ou seja ele diz o que deve ser feito. Então, o vírus começa a se multiplicar até que essa célula se rompe e ele passe a infectar novas células”.

a partir desse momento, o corpo começa a manifestar as primeiras respostas inflamatórias ao SARs-Cov-2, como dor de garganta e nariz entupido. Ela conta que o vírus segue por nossas vias aéreas (tubos brônquicos), tendo os pulmões como destino. Durante o trajeto, outros sintomas podem se manifestar: tosse, febre, mal estar, perda de apetite. O quadro pode se agravar ainda mais com o desenvolvimento de uma pneumonia. “Isso acontece porque o vírus causa uma congestão nos nossos alvéolos, que são pequenos sacos de ar que estão localizados  na extremidade dos nossos pulmões. Eles são os responsáveis por fazer com que o oxigênio chegue ao sangue e daí, ao resto do nosso corpo”, complementa a Doutoranda em Bioquímica e Biologia Molecular. Em decorrência da complicação, o corpo pode receber menos oxigênio e o paciente ter insuficiência respiratória.

Bons Estudos!

Perguntas interessantes