Como o vírus age no organismo humano?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 Quando o vírus entra na corrente sanguínea, ele busca preferencialmente as células do sistema imunológico T CD4+, que são as principais responsáveis pela defesa do nosso organismo contra infecções e certos tipos de câncer.
2 Para se fixar e entrar nas células, o HIV adere à superfície celular, utilizando duas proteínas da célula, a CD4 e a CCR5.
INIBIDORES DE FUSÃO (mais nova classe de drogas) – Essa classe de medicamentos impede que o HIV se fixe à superfície da célula, dificultando a sua entrada.
INIBIDORES DE CCR5 – Em fase de estudos, essa classe, conhecida como inibidor de entrada, bloqueia as proteínas CCR5, utilizadas pelo HIV para entrar na célula.
3 Através de uma enzima que só é encontrada no vírus – a transcriptase reversa – o HIV transforma a célula T-CD4+ infectada em uma verdadeira “encubadora” de vírus. O DNA do vírus se mistura ao DNA da célula, fazendo com que ela passe a produzir as proteínas do HIV, inicialmente em forma de grandes moléculas.
INIBIDORES DE TRANSCRIPTASE REVERSA (análogos de nucleosídeo ou não-análogos de nucleosídeo) – Impedem a ação da transcriptase reversa, proteína do HIV que transforma o RNA do vírus em uma molécula de DNA capaz de se integrar ao DNA da célula.
4 As grandes moléculas de proteínas do HIV precisam ser “quebradas” por outra enzima viral, a protease, para formar novas partículas virais.
INIBIDORES DE PROTEASE – Evitam que o HIV produza a protease, proteína do vírus essencial para sua reprodução.
5 A célula humana hospedeira do HIV começa a produzir centenas de vírus, que saem para células. Com o aumento progressivo da produção de HIV, esta célula morre, e quanto maior o número de células de defesa mortas maior o comprometimento do sistema imunológico humano
Explicação:
1) Vírus:
São parasitas intracelulares obrigatórios. Isto quer dizer que necessitam de uma célula para viver e para se reproduzirem, não sendo capazes de fazê-lo por conta própria.
Existem diferentes tipos de vírus e diferentes tipos de atuação. Explicarei, de forma mais geral, os dois principais mecanismos.
2) Ciclo lítico:
O vírus em si não invade a célula. Ele se liga à membrana da célula e deposita dentro dela apenas seu material genético (DNA ou RNA). Isso ocorre em ambos os casos.
Esse material viral utiliza do maquinário da própria célula (ribossomos, aminoácidos, etc.) para se reproduzir e para produzir componentes que vão se encaixar para formar novos vírus, como o capsídeo, que é o envelope de alguns vírus.
Quando ele se reproduz suficientemente, em grandes quantidades, ele rompe a célula hospedeira (daí o nome lítico) e vai à procurar de novas células para infectar.
3) Ciclo lisogênico:
Depois que o material do vírus invade a célula, ele se incorpora ao material genético da célula e deixa que ela se reproduza. Como ele está incorporado, a célula não percebe e reproduz o material do vírus também como se fosse dela.
Aos poucos, esse material produz os componentes para formas novos vírus (capsídeo) e saindo um a um através da membrana da célula hospedeira sem rompê-la, sem matá-la. Assim, ele busca novas células para fazer o mesmo.
Leia mais em https://brainly.com.br/tarefa/9593322