Como o viajante inglês John Luccock descreve a cidade do Rio de Janeiro no século XVIII?
Soluções para a tarefa
Resposta:John Luccock foi um comerciante inglês sobre cuja vida pouco se sabe, exceto o período de dez anos (1808-1818) em que esteve no Brasil aproveitando a abertura do mercado brasileiro, resultante da assinatura da carta régia do Príncipe Regente franqueando os portos do Brasil ao comércio estrangeiro, período este que descreve em sua obra Notes on Rio de Janeiro and the Southern Part of Brazil; taken during a residence of ten years in that country, from 1808 to 1818 (Notas sobre o Rio de Janeiro e partes meridionais do Brasil tomadas durante uma residência de dez anos nesse país, de 1808 a 1818). Devido à minúcia com que descreve nossos costumes, habitantes, paisagens, economia etc., a obra é fonte preciosa de informações para os estudiosos da história brasileira.
Luccock aportou no Rio de Janeiro em meados de 1808 e, não encontrando aí um mercado favorável, foi negociar no sul do país. Seu livro descreve sua passagem pelo Rio da Prata, Província do Paraná, província do Uruguai, Montevidéu, cidade de São Pedro do Sul, interior do Rio Grande, Santa Catarina. Liquidou em leilão grande parte de seu estoque e, após três anos de estada, embarcou para a Inglaterra e regressou ao Brasil com novo estoque de mercadorias. Em 1817 e 1818 esteve na província de Minas Gerais, visitando (e descrevendo em seu livro) São João d'El Rei, Vila Rica (atual Ouro Preto), Mariana, Congonhas e Barbacena.
Resumindo:Seu livro descreve sua passagem pelo Rio da Prata, Província do Paraná, província do Uruguai, Montevidéu, cidade de São Pedro do Sul, interior do Rio Grande, Santa Catarina. Liquidou em leilão grande parte de seu estoque e, após três anos de estada, embarcou para a Inglaterra e regressou ao Brasil com novo estoque de mercadorias.
Espero ter ajudado :)