Ed. Física, perguntado por rafaelalorena112, 4 meses atrás

Como o uso de esteroides anabolizantes atuam no crescimento do adolescente?

Soluções para a tarefa

Respondido por acaciasilvad
0

Resposta:

O culto da beleza e a busca do corpo atlético e “bombado” e da melhor performance atlética na adolescência esbarram no risco eminente do surgimento de comportamentos que podem levar ao uso indevido de esteroides androgênios anabolizantes (EAA). Os meninos parecem ser as maiores vítimas.

Dessa forma, a grande preocupação com o uso de EAA ultrapassou a barreira do “doping” entre atletas praticantes de esportes profissionais e olímpicos para fazer parte da rotina que envolve a orientação e educação do adolescente e suas famílias.

Para piorar, a ampla facilidade de venda desses produtos de maneira ilícita, via redes sociais, farmácias ou nas próprias academias de ginástica por indivíduos sem conhecimento nessa área, vem disseminando de maneira geométrica o uso desses compostos. No entanto, pouco se repercute sobre esse assunto que pode levar a consequências graves na vida desses jovens.

Os esteroides são componentes presentes em todos os animais e são produzidos a partir da gordura (colesterol) produzida no corpo. Já os EAA são hormônios naturais ou produzidos sinteticamente, que levam ao crescimento das células, afetando principalmente o músculo e o osso. Os EAA são substâncias que são parecidas com a testosterona, que, por sua vez, é um hormônio essencial, normalmente produzido em grande maioria pelos testículos nos meninos.

A testosterona pode ser utilizada apenas em doenças que resultem na ausência da produção desse hormônio pelos testículos, condição chamada de hipogonadismo. A prescrição da testosterona deve ser orientada pelo médico endocrinologista/urologista, mas não está isenta de efeitos colaterais. Por isso, o seguimento próximo e apurado dos pacientes portadores de hipogonadismo deve ser realizado por toda a vida.

Explicação:

espero ter te ajudado!boas notas❤️

Perguntas interessantes